Qual reserva? Inglaterra

liv-mu
Liverpool x Manchester United: maior clássico inglês é entre dois times vermelhos; sempre vai ter uma cor estranha em campo.

E se os principais clubes da Europa tivessem uniforme reserva fixo

Conforme falado em artigo recente (clique aqui), há uma diferença cultural entre os uniformes reservas de clubes sul-americanos e europeus: enquanto aqui o uniforme reserva também é considerado tradicional, por lá eles mudam conforme a temporada. Vale lembrar: isso é uma generalização em ambos os casos.

Esta pequena série tenta responder: e se do lado de lá os uniformes reservas também fossem tradicionais, como eles seriam? Analisei a história de três grandes clubes de Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Escócia, Holanda, Alemanha e Itália. Para encerrar, Inglaterra.

 

Como foi feito o levantamento

  • Prioridade para camisas antigas

Foi levantado a maior quantidade de informações possíveis sobre uniformes reservas das equipes. A prioridade foi para cores usadas por longos períodos, sobretudo até a década de 1980. A partir de 1990, as cores começaram a variar mais com a entrada em peso do marketing.

  • Uniforme completo

Mesmo alguns clubes tendo uniformes reservas tradicionais que repetiam o calção ou os meiões do uniforme um, criei peças distintas para as duas opções.

  • Em busca da cor estranha

Praticamente todos os times levantados tiveram uniformes reservas nas cores do clube em algum momento (ou branco com detalhes nessas cores). Como imaginar esses uniformes não é um exercício muito difícil, foi dada prioridade para apresentar os uniformes com cores destoantes mais tradicionais, indo pelo básico apenas quando não havia jeito (exemplo: usou apenas cor destoante em uma ou duas temporadas).

Na legenda de cada clube terá uma pequena análise complementar para deixar esses detalhes mais claros.

 

Inglaterra: a terra das cores estranhas

Se tem um lugar onde a tradição dos uniformes reservas é não ter tradição, esse lugar é a Inglaterra. Se olharmos os uniformes de todos os times da Premier League deste ano, que já são lançados em três modelos, todos têm ao menos um em uma cor fora da sua tradição (o mais normal é o Crystal Palace, com seu uniforme preto com detalhes nas cores do clube). E isso vem de muitas décadas.

Foi a Inglaterra quem exportou esse tipo de camisas para os demais países? Não sei, de verdade. Mas com vastas fontes, foi fácil chegar às cores inusitadas mais tradicionais de cada time.

Mas antes, uma observação geral: com muita história e trocas de uniformes frequentes, em algum momento (até períodos extensos antigamente, quando se demorava muito mais para trocar de modelo) todos os times tiveram uniformes reservas em cores tradicionais, então nem vou citar isso abaixo.

Porém, mais cedo ou mais tarde, as cores diferentes sempre vão entrar na história de todos os clubes pesquisados.

 

Manchester United

Mesmo com muitas inovações recentes, não há nem espaço para muita dúvida: a cor do uniforme reserva para o Manchester United é azul. Algumas coisas que podem variar são os detalhes da camisa (vermelhos ou brancos), calções (azul, branco ou mesmo preto) e meiões (azuis, pretos ou vermelhos). Mas o visual todo azul se sobressai.

Curiosidade: outra cor bem usada atualmente é o preto, que faz parte da tradição do clube (não era usada antes por ser reservada aos juízes).

 

Liverpool

O Liverpool com certeza usa uma variedade de cores maior do que a do United. Mas a mais tradicional também é fácil de cravar: amarelo. E também é mais fácil cravar os demais detalhes: com exceções, visual todo amarelo com detalhes vermelhos.

Curiosidade: outras cores frequentes são o cinza e o verde.

 

Arsenal

O Arsenal já passou por algumas fases. A mais duradoura é a do uniforme amarelo com azul. Talvez ele apareça com mais frequência, até, sem as mangas serem azuis, mas esse modelo (que mantém o padrão da camisa um) é muito querido pela torcida.

Curiosidade: outra cor frequente nos uniformes reservas do Arsenal é o azul; além disso, apesar do Arsenal já ter usado muito o branco como uniforme reserva, a camisa sempre foi toda branca; jamais houve uma camisa espelho da principal, com o tronco branco e as mangas vermelhas.

 

Extra: Inglaterra

A Inglaterra também pode dar dor de cabeça na hora de selecionar apenas três clubes, tanto pela tradição quanto pela acensão dos novos ricos. Abaixo separei os uniformes em cores diferentes do branco (ou do azul, no primeiro caso) tradicionais de Tottenham, Chelsea, Everton e Manchester City, respectivamente.

O Tottenham é o mais apegado ao tradicional azul do clube como opção de uniforme reserva, mas o amarelo aparece com frequência. Já a camisa rubro-negra do City não aparece com tanta frequência, mas é muito querida por ter sido usada em uma conquista importante (Copa da Inglaterra), o que motiva a tradição neste e em outros exemplos. E a camisa do Chelsea leva ao próximo ponto.

Abaixo, na ordem, Arsenal, City, Tottenham e Chelsea. Alguns times ingleses não parecem muito preocupados em ficarem parecidos com seus grandes rivais. Além do azul do United lá em cima (cor do City), o Arsenal usa muito azul (cor de Chelsea e Tottenham), com ou sem manga diferente; o City já usou vermelho (cor do United); o Tottenham não usou vermelho, mas já usou esse modelo reserva que é quase idêntico ao que apresentei como o mais tradicional do Arsenal. O último exemplo, do Chelsea, é para mostrar que ele parece ter se ligado nisso, e desde que foi comprado nunca mais usou o vermelho do Arsenal; sua nova cor de preferência é o amarelo.

Para finalizar, uma observação pessoal: apesar de usar as mais variadas cores como uniformes reservas, os principais clubes não são lá tão criativos. Além dos já tradicionais pares de rivalidade vermelho contra azul (United x City; Liverpool x Everton; Arsenal x Tottenham/Chelsea), repararam que há quase um domínio do amarelo como uniforme reserva?

Imagens desta seção: Historical Football Kits

 

Veja também: