Eu não gosto, mas vende bem

Opinião: eu estou errado em criticar esses uniformes?

Eu não cheguei a fazer uma crítica específica para o uniforme reserva da Alemanha, mas quem me acompanha deve imaginar que eu não gosto dele (preferiria muito mais o conceito acima feito por Gary Walker com base na camisa de aquecimento da seleção).

Porém, eis que vem a notícia esta semana de que a camisa rosa alcançou a marca de uniforme reserva mais vendido da história da Alemanha. Isso mostra que eu estou muito errado? Confira minha análise na sequência.

Eu acredito que não teria problema em admitir se estivesse errado (assim espero), mas não é o caso aqui por um motivo bem simples: meu gosto de uniformes (e escudos e etc.) é sempre apresentado como isso, um gosto particular. Em nenhum momento eu ache que ele é o “certo”.

Claro, eventualmente quando a gente faz um texto opinativo um pouco mais incisivo, pode até criar essa impressão, mas sempre estive defendendo minha opinião.

O que dá para acrescentar é que, embora seja um gosto, ele não deixa de ter suas justificativas que o embasam (novamente, que embasam o fato de eu gostar ou criticar algo, não que mostre que a minha opinião é a verdade). Dentre eles, o sucesso comercial nunca foi uma prioridade da minha análise.

Aí não me entenda errado, não é questão de “inocência”: eu sou publicitário e sei muito bem que federações, clubes e, sobretudo, marcas de material esportivo, estão realmente atrás de sucesso comercial. Eu gostando ou não da camisa da Alemanha, para a DFB (federação alemã) e para a Adidas, ela vai virar um caso a ser referência, buscarão repeti-lo.

Agora, vamos ao outro lado que eu destaco: enquanto uniforme da Alemanha, no sentido de representar o país ou o time que seja,1 esse uniforme é bom? Ele é representativo? E minha opinião segue a mesma: não, ele não é.

O fenômeno que ocorre agora com os uniformes de futebol virando itens de moda é que muitas pessoas compram camisas meramente por as acharem bonitas, sem se importar com de que time ela seja.

Não tenho os dados, mas acho um palpite bem razoável que muita gente comprou a camisa rosa da Alemanha pelo seu “look”, com o fato dela ser da Alemanha sendo só um detalhe: o consumidor (neste caso, realmente não é o torcedor) compraria a mesma camisa se fosse de qualquer outro país.

Certamente não é isso que eu busco e valorizo num uniforme de futebol. Posso parecer velho agora, mas eu ainda compro a camisa primeiro pelo time, depois pelo visual.

Eu quero ver um uniforme bonito, claro, mas que seja funcional e representativo. Se eu decidir comprar uma camisa da Alemanha, eu quero uma camisa que visualmente diga “Alemanha” (e que minimamente me lembre uma camisa de futebol, para voltar nas críticas às camisas sem escudo de 2021/22 da Puma).

Correndo o risco de ser um pouco redundante, novamente, isso é justificável do ponto de vista do lucro, e sei bem que é basicamente isso que o mundo busca, só não sou obrigado a gostar e de ter um pensamento crítico a esse fenômeno.

Para concluir, isso quer dizer que eu só aprove as camisas tradicionais dos times? Não, longe disso. O que gosto é de camisas que sejam representativas, mas nada impede que os designers usem alguma inovação.

Aplaudi, por exemplo, o Brasil jogando de preto contra o racismo, o Vasco com a faixa arco-íris contra a homofobia, assim como sempre advoguei por uma camisa azul e amarela bem feita para o Flamengo por motivos históricos. Todas elas foram (ou seriam) representativas, mesmo saindo da tradição (bora chutar o balde: até a camisa belga do Tintim é mais representativa, de alguma forma, gostemos dela ou não).

O que não dá é para comprar a ladainha dos marqueteiros da Adidas e da DFB que a camisa rosa da Alemanha “representa a nova geração de torcedores e a diversidade do país”. Era mais fácil admitir que vocês só fizeram uma camisa rosa porque as pesquisas mostraram que ia vender, ponto.


– Notas:

  1. A Alemanha é um excelente exemplo de seleção que tem um uniforme que é muito representativo do time, mesmo não sendo do país: por motivos históricos, o time jogou décadas com a camisa reserva sendo verde. ↩︎

Conceito do uniforme reserva da Alemanha deste ano adaptada para verde, por Marvin Nytro.